História

 


 Desde 01 de Março de 1956 que o G. D. “Os Amarelos”. constrói uma história que nos enche de orgulho pelo passado, que nos guia no presente e que nos prepara para o futuro.
 Como verdadeiros “homens do mar”, de espírito destemido, corajoso e obstinado, todos aqueles que por aqui passaram fizeram com que o G. D. “Os Amarelos” atinja os dias de hoje como um dos emblemas mais significativos do futebol distrital.
 Depois de ter percorrido todos os escalões do futebol juvenil, dos títulos alcançados, de muitas vitórias celebradas e de muitas derrotas lamentadas; o G. D. “Os Amarelos” chega ao século XXI com aptidões e ferramentas capazes de enfrentar o futuro, estabelecendo objectivos claros e sustentados de crescimento e desenvolvimento.
 


COMO TUDO COMEÇOU

Sócio fundador - José Crispim

 

“Ainda junto aos meus pais e irmãos, lembro-me de ter morado na Rua Major Pedroso Gamito no Bairro Santos Nicolau, onde também nasceu o meu filho Mário Rui, que aos quatro anos de idade passou a ser a mascote do Grupo Desportivo "Os Amarelos". Tinha eu mais ou menos 24 anos, quando fui abordado pelos meus amigos Francisco Soares (Chico) e pelo Fernando Silva (Batata), no sentido de formar-mos um Clube Desportivo, e foi assim que começámos. Por ser norma na altura escolher a cor dos equipamentos de acordo com as cores dos maiores clubes de Portugal, entendi que iríamos ser diferentes e escolhi as cores de um clube modesto na altura, o Estoril Praia. Alugámos o nº 1 da mesma rua onde morava para sede do clube e demos ao clube o nome de "Grupo Desportivo Setubalense", com camisolas amarelas e calções azuis. Os jogadores jogavam descalços mas em pouco tempo, visto termos uma das melhores equipas populares de Setúbal, ficámos popularizados como "Os Amarelos", e como ainda por cima se ouvia comentar pela cidade "não há pai para 'Os Amarelos' ", resolvi mudar o nome para o que ainda hoje se mantém.

Como Presidente, Tesoureiro, Treinador, em suma, quase o chamado dono dos Amarelos, mas sempre acompanhado pelo Chico e pelo Batata, o meu sobrinho Alfredo, o Alexandrino Biscaia, o Zeca Moreira, o Horizonte, a Flora Alves que costurou os primeiros calções do clube, o Zé Branco, o João Carolino, os barbeiros Mané, o Domingos, o António, o Zé Tavira e tantos outros que não por injustiça, mas por esquecimento não estão aqui referidos. Lembro-me também de alguns jogadores que foram criados no Clube, e tantos foram de grande qualidade, em especial o Fernando Marques que foi para o Benfica e foi nesse ano Campeão Distrital de Juniores, e até eu fui jogador que sendo reserva joguei num jogo contra o Vasco da Gama, clube também aqui do bairro, ganhámos por 1-0 e fui eu que marquei o golo com um tiraço do meio da rua. A alegria foi tanta que desatei a correr e a gritar "fui eu fui eu", que fiquei com a alcunha do "fui eu". Tivemos outros grandes jogadores vindos de outros clubes, pois todos queriam jogar nos "Amarelos".

Com o passar do tempo o cansaço, a saturação e o desacompanhamento, levaram-me a parar por uns tempos e arquivei tudo, até que um dia o Joãozinho e o meu afilhado Bártolo me bateram à porta, pedindo-me autorização para formar uma Direcção e pôr de novo o Clube em actividade, ao que acedi de imediato, entregando tudo o que estava em meu poder, pondo como condição nunca mais ser director do Clube. Assim sendo o Bártolo, o Joãozinho e o Gonçalo Adrião, continuaram com o clube dando-me a honra de ainda hoje ser o sócio nº 1 do GRUPO DESPORTIVO "OS AMARELOS".
Adoptou como o seu emblema e suas cores as maiores riquezas que a região possui, o amarelo do sol e o azul do mar. ”


Histórico - Presidentes

1956/1959 – José Alves Crispim

1969/1970 – Ezequiel Santos Galvão

1971 – João Martins Tomé

1972 – Ezequiel Santos Galvão

1973 – Manuel José da Cruz

1974 – Joaquim Lopes Batista

1975 – José Pinto

1976 – Vítor António Camolas Pacheco

1977 – João Martins Tomé

1978/1979 – Gonçalo António Adrião

1980 – Carlos Alberto Gomes

1981 – José Pinto

1982 – Comissão Administrativa

1983 – Gonçalo António Adrião

1984/1988 – Manuel Jorge Oliveira Biscaia

1988/1989 – Frederico Firmino Nascimento Júnior

1989 – Comissão Administrativa

1989/1994 – Manuel Jorge Oliveira Biscaia

1994/1995 – Manuel Jorge Oliveira Biscaia

1995/2000 – Júlio António Conceição Adrião

2000/2005 – Paulo Jorge Santos Cacela

2005/2011 – Nuno Paulo da Rosa Guerreiro Soares

2011/2019 – Júlio António Conceição Adrião

2019/2027 – Nuno Paulo da Rosa Guerreiro Soares


 

Um website emjogo.pt